CURSO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC"
PROFESSORES:
ANDRÉIA ALMEIDA GOMES
DAMIANA MORAES DA MOTA
HYRLA DOS SANTOS MARIANO
JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE
SUELLEM LIMA COSSON DE MATOS
- CONTEÚDOS:
v Leitura, Interpretação e Produção Textual;
v Gênero: Música.
- TEMPO ESTIPULADO: quatro aulas.
- OBJETIVOS:
v Trabalhar a letra da música “PAIS E FILHOS” da Banda Legião Urbana, fazendo uma interpretação e reflexão com a realidade de cada aluno.
v Refletir sobre conceitos e valores familiares.
v Rever a questão da violência.
4. MATERIAL UTILIZADO:
v Computador;
v Data show;
v Letra da música (em tinta e em Braille)
5. METODOLOGIA / ESTRATÉGIAS
PRIMEIRA AULA
PROBLEMATIZAÇÃO: Iniciar mostrando aos alunos as imagens em anexo e perguntar se eles conhecem a banda. Depois entregar a letra da música para a turma ou levar em papel madeira para que possam acompanhar a leitura. Em seguida convidá-los para assistir ao vídeo:
Vídeo: Legião Urbana – Pais e Filhos
Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0N_Tb_otHDg
Professor, a letra da música também pode ser visualizada no link abaixo:
http://letras.mus.br/legiao-urbana/22488/
Fonte do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0N_Tb_otHDg
Professor, a letra da música também pode ser visualizada no link abaixo:
http://letras.mus.br/legiao-urbana/22488/
Obs: Professor, caso haja na turma alunos com deficiência visual, orientamos que a letra da música a ser trabalhada seja entregue em Braille ao aluno e o vídeo deve ser devidamente descrito, para que haja melhor compreensão do mesmo
Após o vídeo, o professor fará uma Roda de Conversa com os alunos para explorar o gênero Música, a partir de alguns questionamentos.
Após o vídeo, o professor fará uma Roda de Conversa com os alunos para explorar o gênero Música, a partir de alguns questionamentos.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
1- Alguém já tinha ouvido essa música? R= pessoal
2- Quem é o compositor? R= Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
3- Que gênero textual é esse? R= música.
4- Que tipo de texto é esse? R= Narrativa.
5- Sabem o nome da Banda que cantava essa música? R= Legião Urbana
6- Conhecem outras composições da Banda? R= Pessoal
7- Quem é o vocalista da banda? R= Renato Russo
8- O que vocês sabem sobre o Renato Russo? R= Professor, nesse momento pode-se comentar sobre a biografia de Renato Russo, lembrando que a imagem do cantor deve ser descrita ao aluno com deficiência visual (Em Anexo: biografia e imagem). Caso a escola disponibilize sala de informática, os alunos podem pesquisar na internet sobre a banda Legião Urbana, bem como conhecer outras músicas. Caso o professor tenha aluno com deficiência visual, o computador deve conter programa de voz, para que ele possa acessar internet.
9- Do que fala essa música? R = da relação entre pais e filhos, das incertezas que os jovens têm, dúvidas, conflitos internos.
10- Vocês se identificam com a letra da música? R= pessoal
11- Quem aqui culpa os pais por tudo? R= pessoal
12- Quem às vezes aqui precisa de colo? R= pessoal
13- Quem já se sentiu a gota d´água, um grão de areia? R= pessoal
SEGUNDA AULA
Nesta aula o professor deve entregar um questionário para a turma acerca da música e pedir que eles resolvam.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
1) No início da letra da música as estrofes dizem o seguinte: “Estátuas e cofres/E paredes pintadas/Ninguém sabe/O que aconteceu.../Ela se jogou da janela/Do quinto andar/Nada é fácil de entender.../Dorme agora/É só o vento/Lá fora...”
a) O que esse trecho sugere, narra? R= uma pessoa que se jogou do quinto andar, cometeu suicídio.
b) Vocês imaginam o que pode levar uma pessoa a chegar a esse extremo? Justifique.
c) Será que devemos tomar esse tipo de atitude em momentos que estamos nos sentido depressivos, tristes? Justifique.
2) No trecho da música que diz: “Você me diz que seus pais / Não entendem / Mas você não entende seus pais.../Você culpa seus pais por tudo/ Isso é absurdo/São crianças como você/O que você vai ser/Quando você crescer?”
a) Você costuma culpar sua família por tudo? Justifique sua resposta.
b) Será que nossa família comete erros com a gente porque realmente deseja? Ou será que eles também estão aprendendo? Justifique sua resposta.
c) Você também acredita que sua família não lhe entende? Por quê? Justifique.
d) Alguma vez você já procurou compreender sua família e observou que você é um privilegiado (a) por tê-la?
e) Você em algum momento se colocou no lugar dos seus pais para tentar entendê-los?
f) Você faz algo para melhorar seu relacionamento com sua família? Justifique.
3) No trecho que diz: “Eu moro com a minha mãe/Mas meu pai vem me visitar/Eu moro na rua/Não tenho ninguém/Eu moro em qualquer lugar...”
a) Explique com suas palavras o que você entende por esse trecho.
b) Será que esse trecho da letra da música refere-se apenas a um adolescente ou a vários? Justifique.
c) Sabemos que muitos adolescentes e crianças, com e sem família, acabam tendo que morar na rua sem as mínimas condições de vida. Que motivos você acha que levaram essas pessoas a viverem nessas condições? Justifique.
4) A letra da música da Banda legião Urbana faz muito sucesso até nos dias de hoje devido sua verossimilhança com a realidade de muitos adolescentes e em alguns de seus trechos há a exposição de dúvidas que são comuns a maioria dos adolescentes. Retire do texto/letra da música esses trechos.
5) No trecho da letra da Música que diz: “É preciso amar as pessoas/Como se não houvesse amanhã/Por que se você parar/Prá pensar/Na verdade não há...”
a) O que você entende por esse trecho? R= pessoal.
b) Sabemos que vivemos num mundo de intolerâncias, violência e que muitas vezes perdemos a cabeça por coisas sem importância, e que algumas dessas vezes, as conseqüências não são tão agradáveis. Será que é realmente possível fazer o que o trecho acima sugere: amar as pessoas como se não houvesse amanhã? Justifique sua resposta.
c) A violência, infelizmente, tem feito parte de nossa vida, seja na rua, em nossos lares e até na escola. Que relação há entre a violência e o trecho da letra da música. Justifique.
d) Se praticarmos o que a o trecho da música diz estaremos cultivando a violência em nossa vida familiar ou escolar? Justifique.
e) Aponte algumas formas que você acredita que pode evitar a violência na escola? Justifique.
f) Se você descobrisse que hoje seria seu último dia de vida, o que você iria escolher fazer? Justifique.
6) Após as atividades o que você compreendeu como mensagem principal desta letra de música e o que o compositor tenta deixar para todos nós. R= Pessoal.
TERCEIRA AULA
Nesta aula, o professor deve conversar com os alunos sobre o que eles responderam no questionário, refletindo acerca dos valores familiares e sociais, bem como a repercussão da violência. Nesse momento é importante instigar a participação de todos os alunos.
QUARTA AULA
Nesta aula, o professor deve sugerir que os alunos produzam um texto, baseando-se na música trabalhada. Depois os textos podem ser socializados na turma.
Sugestão: Produção textual
Escreva um texto contando como é a sua relação com sua família. Conte suas dúvidas, seus medos, suas angustias, suas mágoas. Narre o que mais lhe incomoda na sua relação familiar, o que lhe deixa muito triste e lhe faz sentir uma gota d´agua, um grão de areia. Aponte também suas falhas, faça suas reflexões e conte o que você acredita que poderia fazer para melhorar essa relação. Será que você esta compreendendo sua família? Desabafe!
AVALIAÇÃO:
v A avaliação será processual, através da participação dos alunos nas atividades propostas, bem como na resolução do questionário e produção textual.
Olá, Sou Ismalley, professor de Língua Portuguesa e, pela minhas pesquisas, encontrei aqui o que procurava. Meus alunos, ultimamente, estão muito irritados e com conflitos particulares que implica no seio familiar. Essa proposta de atividade caiu como uma luva rsrs, preciso que eles se sensibilizem rsrsrs... Obrigado!
ResponderExcluirNa primeira aula a se trabalhar o que seriam essas imagens em anexo?
ResponderExcluirNão encontrei...