CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Iniciamos o curso “Tecnologias na Educação”, no dia 12/04/2012, com a apresentação dos cursistas, juntamente com a Professora Gercineide Maia. O curso tem carga horária de 100 horas e nos leva a refletir sobre a época que vivemos e os recursos tecnológicos que podemos utilizar em nosso benefício. As atividades propostas sugerem reflexões, troca de ideias e experiências.
UNIDADE I
Iniciamos a unidade I conhecendo o Ambiente colaborativo de aprendizagem E-proinfo. Logo, começamos o estudo das unidades. A primeira unidade tem como título: Tecnologias de informação e comunicação na educação. Esta unidade nos fez iniciar a reflexão sobre o uso das tecnologias e sua incorporação na sala de aula, bem como as diferentes formas de ensinar e criar melhores formas de aprendizagem na atualidade.
Em seguida, lemos o texto de Juan Ignacio Pozo que fala do desafio de converter infomação em conhecimento. Leia o texto na íntegra:
UNIDADE I
Iniciamos a unidade I conhecendo o Ambiente colaborativo de aprendizagem E-proinfo. Logo, começamos o estudo das unidades. A primeira unidade tem como título: Tecnologias de informação e comunicação na educação. Esta unidade nos fez iniciar a reflexão sobre o uso das tecnologias e sua incorporação na sala de aula, bem como as diferentes formas de ensinar e criar melhores formas de aprendizagem na atualidade.
Em seguida, lemos o texto de Juan Ignacio Pozo que fala do desafio de converter infomação em conhecimento. Leia o texto na íntegra:
Em seguida, começamos a refletir sobre a nossa identidade como professor no cenário de mudanças em que vivemos e discutimos acerca do tema. Assistimos uma entrevista do professor Antônio Nóvoa, que despertou diversos comentário. Em seguida, respondemos o primeiro fórum, a atividade 1.2: QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ? Todos os participantes responderam, sendo que o meu comentário foi:
"Ser professor é participar ativamente do processo de aprendizagem, de forma a ajudar o aluno a construir, organizar e ampliar seu conhecimento. Precisamos ter uma visão bem clara do nosso papel junto aos alunos. O professor precisar buscar evoluir, se modernizar, acompanhar os avanços tecnológicos. Hoje é ainda mais complexo do que antes, pois é essencial buscarmos motivações corretas do que fazer e como fazer para, de fato, alcançarmos resultados satisfatórios. Isso fala de trazer o aluno para participar de uma aprendizagem significativa. É fundamental ter consciência e sensibilidade para nos adaptar às mudanças e sempre considerar o aluno em todos os seus aspectos, sobretudo como ser humano, ajudando-o a pensar, refletir e produzir".
Com o fórum, podemos verificar a opinião dos colegar, enriquecendo a discussão e debatendo sobre o tema.
Na atividade 1.3, a partir das reflexões sobre o vídeo, registrei o comentário no Diário de Bordo.
Com o fórum, podemos verificar a opinião dos colegar, enriquecendo a discussão e debatendo sobre o tema.
Para dar continuidade às reflexões sobre Educação e Tecnologia, assistimos à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor, que fala sobre o papel da sociedade diante dos avanços tecnológicos, sendo que a escola também deve estar articulada nesse processo. Confira o vídeo:
Referência: Entrevista com professor Ladislau Dowbor
"A discussão relacionada ao vídeo nos trouxe muitas reflexões. Precisamos pensar no nosso papel enquanto professor, aliado à tecnologia. É de suma importância destacarmos a organização do conhecimento adquirido a partir das mídias. De fato, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e não há como ficarmos alheios a isso. Precisamos estar conectados com essa evolução, sobretudo, sabendo quem somos e o que almejamos nesse processo. O que queremos transmitir aos nossos alunos e como fazer isso? É preciso que haja uma contínua construção de significado em relação ao que vivenciamos. Nós, professores não somos meros reprodutores de fórmulas antigas, mas profissionais que devem refletir sobre sua prática, se adaptando às inovações, criando um ambiente favorável e repensando as possibilidades de aprendizagem. É imprescindível que não percamos a vontade de aprender, experimentar, refletir, refazer. A tecnologia se apresenta como uma excelente ferramenta ao nosso favor, porém deve ser utilizada com um propósito definido. Quando utilizamos a tecnologia de forma adequada, conduzimos o aluno ao conhecimento e organizamos o saber de maneira que faça sentido para ele, e não apenas o saber utilizar".
Na atividade 1.5, conhecemos o Mapa conceitual de aprendizagens, que é uma maneira de apresentar informações acerca de um tema, relacionando-as.
UNIDADE II - Internet, Hipertexto, Hipermídia
Iniciamos a unidade II, falando sobre o uso da Internet e seus conceitos. Na atividade 2.1, cada participante navegou livremente, verificando os caminhos utilizados. Logo, conhecemos o Hipertexto, buscando em sites da Internet, com a atividade 2.2, cada um acessou sites e pesquisou acerca do tema. No terceiro fórum, compartilhamos nossas reflexões e pesquisas:
"O Hipertexto é uma excelente ferramenta de ensino e aprendizagem que pode nos auxiliar muito pois agrega várias informações, enriquecendo e facilitando a pesquisa. O mais interessante é que ao ler um texto, a pessoa pode ter acesso a outras fontes e maiores esclarecimentos sobre o que está sendo visto.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, o que torna a pesquisa um momento de descoberta. Os links são como portas que dão acesso a outras informações, assim, cada leitor vai se envolvendo na busca do saber".
Depois, na atividade 1.6, conhecemos o Webquest, uma ferramenta de aprendizagem de caráter investigativo que pode e muito mudar o contexto da sala de aula.
Respondemos o FÓRUM II - WEBQUEST: informática e projetos de aprendizagem, compartilhando nossas reflexões sobre esta estratégia, em que registrei:
"Webquest é uma ferramenta muito útil de aprendizagem coletiva. Acredito que esse tipo de interação contribui para a construção de uma aprendizagem realmente significativa. Webquest envolve pesquisa, investigação, troca de experiências, pois todos os envolvidos possuem um objetivo comum, metas e tarefas a serem realizadas. Além de poder envolver os alunos através de atividades diferenciadas, essa ferramenta ajuda os alunos a pensar, se organizar, trabalhar em equipe, incentivando a participação do grupo.Neste caso, a internet é parceira dos envolvidos, mostrando um leque de informações e possibilidades".
No fórum IV, compartilhamos o link do blog, para que os colegas possam acessá-lo.
Postei:
UNIDADE III - Currículo, Projetos e Tecnologias
Na unidade III, refletimos sobre a realidade da sala de aula, bem como sobre as estratégias que utilizamos ou consideramos importantes para estabelecer um ambiente de livre expressão de forma a favorecer o diálogo. Na atividade 3.1, tivemos o Fórum V, no qual compartilhamos ideias sobre o tema abordado. Postei:
"Para construir um ambiente propício de aprendizagem, precisamos utilizar estratégias que envolvam os alunos. Isso engloba liberdade de expressão. Não podemos pensar em aprendizagem significativa sem pensar na participação ativa de todos. É imprescindível que os alunos possam expor suas ideias, argumentar, criar soluções, debater, enfim, deve-se considerar as possibilidades disponíveis de se construir conhecimento. Sempre é hora de renovar estratégias. As tecnologias podem favorecer a comunicação e interação entre professor e aluno, por exemplo, na construção de blogs, porfólios, pesquisas, vídeos, slides, atividades que gerem desafios".
Na atividade 3.2, lemos as estratégias postadas no fórum e começamos a postar as informações no blog.
Na atividade 3.3,conversamos sobre a importância dos projetos na escola, que começam na sala de aula. Logo, começamos a pensar em um planejamento a ser aplicado com os alunos.
O plano de aula construído pela minha equipe se encontra na página inicial deste Blog.
UNIDADE 4 - Práticas Pedagógicas e Mídias digitais
Nesta unidade refletimos sobre as formas de comunicação e como a Tecnologia pode nos auxiliar no trabalho escolar.
Na atividade 4.1 assistimos alguns vídeos com computação gráfica, para observarmos como a tecnologia traz inúmeras possibilidades de trabalho.
Na atividade 4.2 visitamos o Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, logo tivemos oportunidade de conhecer sugestões diversas de planos de aula inclusive com Interdisciplinaridade.
Nas atividades 4.4 e 4.5, nos reunimos em grupos para produzir um relato multimídia. Escolhemos o Áudio e utilizamos o programa D. Speech, que tranforma textos em MP3 e facilita a leitura. O Áudio também está na página inicial deste Blog.
Considerações finais:
Acredito que o Curso "Tecnologias na Educação" foi muito produtivo, visto que, possibilita ao professor conhecer, pesquisar, compartilhar ideias e experiências. Sempre é hora de se reciclar, se atualizar. É um incentivo para que nós, profissionais, possamos interagir mais e inovar em nosso ensino e aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário